NOTÍCIAS E INFORMATIVOS
ÁGUA TRATADA MAIS ACESSÍVEL

06/10/2016

Em Selbach, no interior do Rio Grande do Sul, está sendo criado um equipamento que deve contribuir para levar água potável a praticamente qualquer parte onde o bem natural é escasso. É a ETA Móvel (Estação Móvel de Tratamento de Água), uma estrutura composta por itens de sucção e bombeamento, floculação, filtração e desinfecção microbiológica e fluoretação de águas superficiais. Criada pela empresa Lics Super Água Eirele, dentro do Tecnova-RS, a estação será o primeiro produto do gênero a ser colocado no mercado.


"A característica que define a nova tecnologia como inédita é a condição de reunir sobre um reboque uma Estação de Tratamento de Água completa, contemplando todos os elementos e fases necessários para transformar água bruta captada de um manancial qualquer em água potável para consumo humano", esclarece Arno Henn, gerente de desenvolvimento da Lics. Nesse sentido, a solução permite o aproveitamento do líquido vindo de córregos, rios, represas, açudes, cisternas que armazenam água da chuva e águas subterrâneas.


O equipamento terá duas versões. Uma será móvel, contemplando o reboque que permite o deslocamento da estação, e a outra será estática, podendo ser projetada para situações de uso permanente. Henn sinaliza que a ETA poderá contribuir em diferentes cenários, como ações de socorro realizadas pela Defesa Civil. Como a estrutura já possui um gerador de energia acoplado, não será necessário dispor de energia elétrica para que ela funcione.


O gerente da Lics conta que a alta demanda gerada por situações onde não há fornecimento de água por parte das companhias de abastecimento foi a principal motivação da empresa para desenvolver o projeto. A iniciativa agora se encontra em fase final de testes, e a perspectiva da companhia é de que o produto seja disponibilizado ao público no início de 2017.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/09/especiais/tecnovars/522134-agua-tratada-mais-acessivel.html