NOTÍCIAS E INFORMATIVOS
MAIS MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELA ATS RECEBEM DOSADOR DE CLORO E FLÚOR

03/11/2016

Água tratada

05/09/2016 13h04 - Atualizado em 05/09/2016 13h13
foto: Ascom ATS / Governo do Tocantins

O dosador instalado nos poços artesianos, trata a água para toda a cidade com mais eficiência, sem o uso de energia eletrica.


Os moradores do município de Caseara, recentemente, passaram a consumir água que passa por um sistema responsável pelo tratamento microbiológico da água, instalado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O dosador instalado nos poços artesianos, trata água para toda a cidade com mais eficiência, sem o uso de energia elétrica, além de o equipamento não requerer constantes manutenções. O equipamento realiza a fluoretação e desinfecção da água mantendo os níveis de cloro e ou flúor, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, brasileiro, por meio da portarianº2914/11.

Quem também comemora a chegada do benefício é a comunidade do Assentamento Barra de Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins que conta com mais de 230 moradores. Os equipamentos serão instalados em, aproximadamente, 58 dos 80 atendidos pela agência, que possuem poços artesianos, e tem investimentos que giram em torno de R$ 7 mil, por equipamento instalado.

Além destes municípios, Mateiros, Chapada da Natividade, São Valério e Nova Rosalândia também já foram contemplados. O trabalho de instalação é acompanhado pelo químico da ATS, Marcos Antônio.

De acordo com o vice-presidente da Agência, Vinícius Parisi, o novo sistema chega para substituir os antigos sistemas de tratamento mecânico que tem custo elevado e menor eficiência. “Para demandas maiores o sistema será instalado em série, porém um sistema atende, seguramente, uma população de cinco mil habitantes”, informou.

Extensão

Visando atender outras demandas da ATS como a operação “Caminhão-pìpa”, que atende a zona rural do sudeste tocantinense, no período de estiagem, técnicos da ATS estudam a possibilidade instalar o equipamento nos veículos. A acomodação do filtro nos caminhões substituirá a aplicação manual do cloro, facilitando o tratamento e assegurando mais qualidade da água a ser distribuída àquelas comunidades.

De acordo com o Presidente da ATS, Eder Fernandes, a preocupação do Governo do Tocantins é levar à população não apenas o serviço mas, principalmente, a garantia de que o benefício possua todas as condições de atender o consumidor com segurança, disse, acrescentando que nesse segmento a ATS, hoje conta com mais de 70 mil ligações de água tratada, atendendo mais de 210 mil pessoas. Esses dados demonstram que o saneamento no Tocantins tem avançado, consideravelmente”, concluiu Fernandes.

Por Luciene Lopes / Governo do Tocantins

Fonte: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-18619#.WBkhgDIv1kQ.facebook