Histórico

A Lics Super Água, localizada na Linha Cristal s/nº - Bairro Industrial, município de Selbach/RS, se constitui na maior empresa privada do sul do país no setor de tratamento microbiológico de água e saneamento ambiental. Desde sua fundação, em janeiro de 2002, vem desenvolvendo tecnologias, desde a concepção do projeto à produção e comercialização, visando aprimorar seus próprios equipamentos com o objetivo de obter maior segurança, praticidade operacional, redução de custos de manutenção, melhoria no desempenho e resolutividade no tratamento de água  para consumo humano, atendendo aos padrões estabelecidos pela legislação vigente.

Instalada em área própria de 240.000m², conta com uma estrutura física total de 1.017m² de área construída, destinados a atividades administrativas, para depósito de insumos, peças, produtos e materiais utilizados na montagem e construção de equipamentos para tratamento de água e ao laboratório de análise de águas, além de um sistema de captação, reservação e distribuição de água que serve de laboratório prático para avaliação e aprovação da eficiência dos produtos em testes demonstrativos e simulação de situações diversas.

Atualmente, a Lics Super Água possui estrutura técnica e operacional própria para atender de forma competitiva e com qualidade a demanda de seus clientes em todos os estados da federação, com um vasto portfólio de produtos e serviços que lhe confere autonomia e prerrogativas de consolidação no setor de Saneamento Ambiental

FATOS HISTÓRICOS RELEVANTES, PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTOS

2002

Fundação em 02 de janeiro de 2002.

2004

Surgimento da primeira Patente de ETA, desenvolvida e fabricada pela Lics Super Água. Da invenção surgiu a linha LSA com vários modelos e aplicações distintas.

2005

Contratação de Consultoria Externa para planejar a organização da empresa.

Filiação ao PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade/RS.

Elaborado o primeiro Planejamento Estratégico da Empresa.

2007 e 2008

Finalista do MPE Brasil.

2009

Certificação da NBR ISO 9001, SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade.

Projeto Gutwasser conquista 2ª lugar de inovação tecnológica, na Chamada Pública Inova Pequena Empresa RS Finep/PAPPE Subvenção nº 01/2009. 

2010

Missões Internacionais a Feira na Alemanha em Frankfurt, e na China em Guangzhou, Setor Metalmecânico.

Palestra no Seminário Gestão da Água: Água e o desenvolvimento rural e Águas superficiais: uso Urbano e Industrial, sob o tema: - A desinfecção no tratamento de água para múltiplos usos, Concórdia/SC.

Parcerias com a EMBRAPA Suínos e Aves de Concórdia/SC, e FEPESE, da UFSC. Dissertação de Mestrado da Engª. Marina Boldo Lisboa publicado no site: http://www.tede.ufsc.br/teses/PGEA0418-D.pdf.

2011

Parceria com FUNASA/RS, no projeto de Tratamento Microbiológico de água na Aldeia Indígena do Ligeiro, município de Charrua/RS.

Parcerias com produtores e indústrias de Laticínios visando a melhoria da qualidade do leite.

Missão ao Haiti (20 a 26 de fevereiro de 2011) a convite do Governo Brasileiro, Itamarati, tendo sido doadas seis unidades das Estações Gutwasser e insumos para despoluir 30 milhões de litros de água para consumo humano, no combate ao cólera.

Participação, como expositor, da EXPODIRETO Feira Internacional.

Gutwasser recebeu Credenciamento junto ao BNDES – FINAME nº 2823214.

Vencedora nacional do Prêmio TOYP Brasil na categoria Desenvolvimento Científico e/ou Tecnológico.

Publicado Artigo sobre “Inovação Tecnológica no Tratamento de Água”, no 1º Seminário Internacional sobre Água e Transdisciplinaridade para uma ecologia de saberes, realizado em Brasília-DF.

Publicado Artigo sobre Inovação Tecnológica como forma de Desenvolvimento Sustentável no Setor de Saneamento Ambiental, no XIII Engema, FGV-EAESP, São Paulo-SP.

Gutwasser recebeu Atestado de Capacidade Técnica da FUNASA – Ministério da Saúde Fundação nacional de Saúde, Porto Alegre/RS.

Dupla conquista na etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, ciclo 2011, nas Categorias Indústria e Destaque em Boas Práticas de Inovação, Porto Alegre – RS.

2012

Finalista do prêmio MPE Brasil na Etapa Nacional conquistando o 3º lugar na categoria Destaque de Inovação, Brasília-DF.

Gutwasser recebeu Atestado de Capacidade Técnica do SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural, Fortaleza/CE.

Gutwasser recebeu Atestado de Capacidade Técnica da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Fortaleza/CE.

Gutwasser recebeu Atestado de Representação Exclusiva da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Rio de janeiro/RJ.

Gutwasser recebeu Atestado de Produto Exclusivo sem Similaridade da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Brasília-DF.

Abertura da 1ª Filial na cidade de Fortaleza – CE.

Palestra na II Reunião Deliberativa do CONGEPDEC – Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, sob o tema: “Novas Tecnologias para vazantes e secas”, Rio de Janeiro/RJ.

Palestra no I Simpósio e I Feira de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública da FUNASA, sob o tema: “Soluções Inovadoras para Captação e Tratamento Microbiológico de Água para Consumo Humano e usos diversos”, Brasília-DF.

Destaque Gaúcho Empresarial 2012 – 23º ano, Prêmio Administrativo, Comercial e Industrial, promovido pela TV Bandeirante RS.

Palestra no ENCOMEX – Encontros de Comércio Exterior, sob o tema: “Inovação: caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais”.

2013

Missão Internacional para New York – USA, Feira NRF BIG SHOW 2013.

Parceria com a Universidade Federal do Vale São Francisco – UNIVASF de Petrolina/PE, visando o Tratamento Microbiológico da Água da Instituição.

Viagem a República Dominicana.

Missão Internacional do Brasil A América do Sul – Colômbia e Peru.

Menção Honrosa e Premiação na 9ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Obtenção: ANVISA, AFE – exportação (saneantes domissanitários) nº 3.05.503-5. Atividades/Classes (Armazenar, Expedir e Exportar).

2014

Vencedora do Prêmio Nacional de Inovação – Ciclo 2013, na Categoria Inovação Tecnológica, cerimônia de Premiação em Brasília-DF.

Missão Internacional a Feira Industrial de Hannover – Alemanha.

Participação, como expositor, da 18ª Exposição de Experiências Municipais e Feira de Saneamento, que fazem parte da 44ª edição da Assembleia Nacional da ASSEMAE.

Parceria com a FAURGS – Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, na doação de 1 (uma) Estação de Tratamento Microbiológico de Água, denominada de “GUTWASSER” para fins didáticos e demonstrativos na área do ensino e da pesquisa junto ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas.

Aprovação do Projeto “Estação Móvel de Tratamento de Água” na subvenção econômica à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Edital FAPERGS 16/2013 – TECNOVA/RS.

Menção Honrosa e Premiação na 10ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Homenagem no 19º Prêmio Qualidade RS, pela conquista do Prêmio Nacional de Inovação – categoria projeto de Inovação Tecnológica, 08 de agosto/2014, Porto Alegre/RS.

Missão Internacional a Stuttgart – Alemanha, referente premiação de Vendedora do Prêmio Nacional de Inovação na Categoria Inovação Tecnológica.

Participação do Programa Internacional de Educação Executiva IEL 2014 – Florianópolis/SC.

Concessão do Certificado de Registro de Marca pelo INPI a Marca “GUTWASSER” – Registro nº 902928716.

Tripla conquista na etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, ciclo 2014, nas Categorias Indústria, Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque em Inovação cerimônia Porto Alegre/RS.

2015

Parceria técnica com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS, para implementação do programa RHAE Trainee – Inova Talentos.

Reconhecimento nacional do MPE Brasil 2014 por ter se destacado na Categoria Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social, Brasília.

Obtenção: Registro RPI 2308 do LICS-TABLET.

Missão Internacional a Feira Industrial de Hannover – Alemanha.

Projetos pilotos implantados nas concessionárias de água: SANESUL – Saneamento de Mato Grosso do Sul de Campo Grande/MS; SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná/PR e SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo/SP.

Menção Honrosa e Premiação na 11ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Primeiro projeto piloto no mercado internacional implantado no Panamá.

Revisão do Planejamento Estratégico, iniciado no ano de 2005, com aprovação de Projetos projetados num horizonte até 2020.

2016

Constituído o Centro de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento.

Projetos pilotos implantados nas concessionárias de água: SANESUL – Saneamento de Mato Grosso do Sul de Campo Grande/MS; CASAN – Companhia Catarinense de Água e Saneamento/SC; ATS – Agência Tocantinense de Saneamento/TO; e CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento/RS.

Menção Honrosa e Premiação na 12ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Definida a estrutura comercial para atuação no mercado internacional.

Conclusão do Projeto “Estação Móvel de Tratamento de Água”.

2017

Desenvolvido a seleção e capacitação técnica de dois distribuidores dos produtos da empresa na Bolívia.

Iniciado os estudos técnicos para o desenvolvimento de uma linha própria de insumos para tratamento de agua “LICS TABLET”.

Ampliação e estruturação do laboratório de aguas visando a acreditação da Norma ISO 17025:2017 pelo INMETRO.

Menção Honrosa e Premiação na 13ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Desenvolvido a seleção e capacitação técnica de um distribuidor dos produtos da empresa na Colômbia.

Missão comercial ao Paraguai, para avaliação de mercado.

2018

Adequação do sistema de gestão da qualidade de acordo com as diretrizes da normativa RDC nº 11, do Ministério da Saúde.

Licenciamento do laboratório de aguas LICS LAB junto a CEVS/RS.

Iniciado o processo de acreditação da Norma ISO 17025:2017, junto ao INMETRO.

Desenvolvido a seleção e capacitação técnica de um distribuidor dos produtos da empresa no Paraguai.

Menção Honrosa e Premiação na 14ª Edição do Projeto Coprel Ecologia.

Missão comercial ao Peru, para avaliação de mercado.

Iniciado o Projeto de desenvolvimento de uma linha própria de insumos para tratamento de agua “LICS TABLET”.

Iniciado o Projeto da Estação de tratamento de agua autônoma para aguas superficiais, gerenciada por IA.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

VÍDEO

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×