Blog

Análise de Nitrito em Água

28/10/2021 14:34

Em águas e efluentes, as formas de nitrogênio de maior interesse são nitrato, nitrito, amônia e nitrogênio inorgânico. A contaminação ambiental por compostos nitrogenados ocorre principalmente devido a fertilizantes agrícolas e efluentes domésticos e industriais.

O nitrito constitui um estado de oxidação intermediário do nitrogênio, presente tanto na oxidação de amônia a nitrato quanto na redução de nitrato. Essa forma intermediária pode estar presente em estações de tratamento de efluentes, sistemas de abastecimento de água e águas naturais.

O nitrito é um composto que causa preocupação em relação à saúde pública, pois é agente causador da doença metemoglobina (redução da disponibilidade oxigênio às células do corpo) e potencial de formação de compostos carcinogênicos (nitrosaminas).

A Portaria GM/MS Nº 888 de 2021 que altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 2017, lista o nitrito como substância inorgânica que representa risco à saúde e deve ser monitorado, com valor máximo permitido de 1 mg/L.

A Lics Super Água realiza a análise de nitrito utilizando o método colorimétrico, com garantia da qualidade! Contate-nos para saber mais, temos as melhores soluções para a análise de água.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×